Na praia, após uma longa caminhada, resolvemos ficar em casa durante a noite. Levei um filme que ganhei de presente do amigo do mano: "A onda". Assistimos.
Baseado em uma história verídica, o filme mostra como é fácil deixar-se envolver por movimentos de massa. O professor Burt Ross, ao abordar o nazismo em sua sala de aula, provoca o seguinte questionamento: como aquelas pessoas puderam deixar de pensar enquanto indivíduos para aderir cegamente ao movimento de Hitler? Ross resolve, então, mostrar ao alunos a facilidade com que se dá a ascensão do irracionalismo dos grupos. Em sua arriscada experiência pedagógica, cria um movimento chamado "A Onda", que tem como lema Poder, disciplina e superioridade, e como símbolo uma onda. Reproduz alguns clichês do nazismo e passa a dominar o cotidiano escolar até desmascarar o movimento em uma reunião, quando põe no vídeo a imagem de Hitler e, com isso, desperta os alunos da inércia.
Vivemos, realmente, sendo ameaçados a todo instante por ondas que anseiam nos engolir. Os movimentos de massa - igrejas, escolas, partidos políticos, jornais, emissoras de rádio e televisão ... - querem impor pensamentos, querem nos cegar. Quantas ondas já não nos arrastaram? Quantas ainda, silenciosamente, não nos arrastarão por quilômetros de vida?
Filme: “A onda” [ The wave]
Dur.: 45 minutos
Direção: Alex Grasshof
País: EUA
Ano: 1981
Elenco: Bruce Davison, Lori Lethins, John Putch, Jonny Doran,Pasha Gray, Valery Ann Pfening.
3 comentários:
Do alto de minha ignorancia, recuso-me a crer na estupidez das pessoas, que lhes pemite justificar o injustificavel, pela inercia.
Emprestar copia (ops, pirataria?) do filme e' boa pedida.
concordo.
e vou ver o filme!!
beijo, Dey.
Prezada Deisily,
Estou tentando adquirir o filme A ONDA faz dois longos anos, sem sucesso. Sou do RJ. Há alguma possibilidade de vc copiá-lo e enviaá-lo pra mim? Pago todas as despesas. Meu E-Mail é:
marlon.nf_historia@yahoo.com.br
Aguardo sua resposta para o meu e-mail. Obrigado.
Marlon
Postar um comentário