domingo, 16 de setembro de 2007

Educação e história

Estava hoje elaborando uma prova para a olimpíada da matemática de minha escola e pensando: o que há de errado com a educação? Que caminho foi tomado tão erroneamente que perdemos o fio da meada? Uma de minhas amigas - colega de magistério - afirma que isso aconteceu no momento em que a escola passou a se preocupar em preparar o aluno para o trabalho, produzindo como fruto do ensino mão-de-obra barata e não pensante.
Não sei. Acho que isso pode ser verdade, mas nós - pessoas de minha geração - somos frutos dessa escola tradicional e tecnicista e alçamos vôos mais longínquos que o simples mercado de trabalho - esse reprodutor de idéias, esse que "emburrifica".
Acho que perdemos o fio da meada no momento em que o velho - ensino tradicional e tecnicista - foi abandonado por completo em pró de uma educação construtivista. Surgiu a moda e os educadores, sem questionar o que estava sendo feito, seguiram-na. Mas não sabiam o que fazer com ela. Então, tudo passou a valer, a ser aceito e o conhecimento do aluno passou a ser considerado - o que é bom - mas não foi modificado, reconstruído. Os saberes que os alunos já possuem não são somente o ponto de partida, mas também de chegada. Não saímos mais do lugar. Resultado: alunos que não sabem ler, escrever, contar, resolver problemas, pensar!
E enquanto vivermos numa sociedade que abomina o antigo, o velho, a história, e está sempre recomeçando sem dar continuidade, sem reconhecer a importância da memória, dos acervos, não chegaremos a lugar nenhum. Afinal, na vida "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", como bem disse Lavoisier. A vida é tecida pela história!

Um comentário:

justfeel disse...

Absolutamente brilhante. Definitivamente perfeito.
Fico de cara com as gerações seguintes à minha, que não sabem sequer usar elementos de coesão textual, acham que é normal ter dificuldades em matemática e pensam que naum e axu são palavras perfeitamente aceitáveis.
Disgusting.