terça-feira, 18 de setembro de 2007

O que é ensinar?

Na sala dos professores, conselho de classe. Entre discussões de condutas, alternativas, metodologias, a Gazeta de domingo nos foi apresentada por uma das professoras. Uma vez mais, a reprovação é vista com maus olhos e nós, professores, somos os grandes vilões da história. E quem deveria estar ao nosso lado, resolvendo problemas que ultrapassam os portões da escola e estão fora de nosso alcance, volta-se contra nós e sobe, majestoso, em um pedestal.
Culpados! Sim, nós, mestres, afastamos os pupilos dos bancos escolares, somos os vilões responsáveis pela evasão e reprovação dos educandos, porque o que ensinamos e a metodologia que escolhemos não estão condizentes com a realidade da criança, estão afastados do cotidiano do aluno.
Além de termos de enfrentar a leitura de um texto repleto de jargões (mestres, pupilos...), temos de ouvir a mesmice de sempre. Então, o que devemos ensinar? Limitarmo-nos a ensinar a ler o nome do ônibus e a fazer contas no supermercado? Isso é o cotidiano? É pouco! Queremos mais. É preciso transformar o conhecimento que o aluno traz, suas experiências, seu modo de ver o mundo. É necessário enriquecer seu acervo, fazê-lo pensar, refletir. E se isso é estar longe do cotidiano do educando, se isso é provocar repetência e evasão, o que é ensinar?

3 comentários:

Amanda Luisa disse...

Espero que as crianças de hoje não tenham que chegar até o cursinho pra saber que as coisas que se aprende na escola são mais que úteis e que farão uma falta se não forem aprendidas direito...


quanto ao filme (Simpsons), assista, eu achei MUITO bom. Depois ocnversamos. ;)

justfeel disse...

"A maior injustiça que se pode cometer é tratar de maneira igual aquele que é diferente"
(Desculpe citar sem saber quem é).

Não vou comentar aqui, não; já desisti do Brasil, da educação, do respeito, da civilidade... O que é ruim tomou conta geral, a cultura foi subjulgada à banalidade.
Um amigo meu (colega de classe) disse que 'o problema do Brasil é o pouco investimento na cultura' (concordo); consequências, causas, razões e culpas temos aos montes, mas cadê solução?
Acho que vocês, educadores ou mestres, têm papel fundamental no desenvolvimento de todas as crianças (nosso futuro), através de uma das premissas da administração moderna: a criação de valor, desta vez não para o cliente, mas para a sociedade.

Anônimo disse...

Realmente está havendo uma inversão de valores e não existem mais respeito, caráter, dignidade.
Esses valores foram substituídos por números que é o que importa para os governantes. Isso é revoltante!