sábado, 28 de julho de 2007

"Miguilim" de Guimarães Rosa chega à tela em Cannes

Miguilim é o personagem encantador do conto "Campo Geral", do livro Manuelzão e Miguilim, de J. G. Rosa. O enredo desenvolve-se a partir do olhar do menino sobre a vida no sertão de Minas Gerais, na sua relação com a mãe, com o pai, com a avó e, principalmente, com seu irmão Dito. A história é tecida com o apuro da linguagem típico das obras roseanas e, confesso, é uma das minhas preferidas, por tratar de sentimentos delicados e profundos num enredo simples e, ao mesmo tempo, tão elaborado.
Fiquei surpresa quando vi que meu o livro-do-coração irira ganhar uma adaptação cinematográfica. Primeiramente, fiquei ansiosa por ver a tradução do livro a uma outra linguagem. Mas, depois, refleti se realmente quero ver a adaptação realizada pela diretora Sandra Kogut, intitulada Mutum, espaço onde a história roseana se passa. Minha memória está povoada por meu Miguilim, pela cena tão viva e comovente da despedida do Dito e seu irmão, pelos Buritis e pelo Mutum que foram por mim criados a partir da narrativa tão rica do Guimarães... O livro é um engenho de fazer pensar... Daí minha dúvida em assistir ao filme. E se ele apagar minhas memórias e impressões, o meu Miguilim?

Nenhum comentário: