segunda-feira, 25 de abril de 2011

Literatura e torta: combinação perfeita

Um livro estava morando já há algum tempo na minha estante, aguardando ser aberto. Deveria ter ganhado vida no primeiro semestre do ano passado, quando fiz a disciplina da professora Marta, mas... Enfim, sempre tem o "mas" se intrometendo onde não foi convidado. E sendo ludibriado logo em seguida.
Há cerca de duas semanas, abri finalmente o livro e me deliciei a cada página. "A sociedade literária e a torta de casca de batata", de Annie Barrows, mostra como a literatura pode transformar a vida de pessoas que viveram o terror da Segunda Guerra, na pequena Guernsey. Compartilhando leituras e tortas de casca de batata, as personagens desse romance epistolar procuram um meio de sobreviver a todo o horror de uma guerra.
Nas cartas, as personagens vão tecendo suas histórias, relatando suas vivências, temores, expectativas. E nós, leitores, vamos nos familiarizando e nos enternecendo com cada história contada. Mas - olha o "mas" aí novamente -, apesar da agradável leitura envolvendo livros e leitores e tortas (um trio para ninguém botar defeito), o final deixa a sensação de que algo poderia ser melhor: o happy end só afirmou o já esperado desde o início do enredo.

Nenhum comentário: