sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professores de minha vida

Aos 5 anos pisei no chão da escola pela primeira vez. Não lembro do rosto de minha professora, mas suas mãos estão vivas em minha memória, abrindo minha garrafinha de suco da Turma da Mônica - eu nunca conseguia abrir sozinha!
Poucos anos depois, na casa de madeira, a tia Rosi mostrava a cortina da sala de aula e explicava: "o substantivo composto tem duas palavras, igual a barra dessa cortina, que é dupla". A tia Cláudia queria sempre ver minha letra maior... E pra isso, fiz muitas folhas do caderno de caligrafia. (Sim, minha letra aumentou!)
Terminei a 4ª série, mudei de escola, e continuei aprendendo, aprendendo. Na escola dos meus sonhos, fiz teatro com a Claudecene, aprendi a ver os ipês florescerem com a Maria Helena, li grandes autores - sem saber disso - com a Gerusa, gostei dos números (incrível!) com a Lilian, conheci uma amiga-mais-que-professora na Florise.
Mais uma etapa encerrada. Adentrei pelos portões do IEP. Novas boas surpresas. Compromisso com a educação, vontade de ensinar, formação crítica e uma professora que ficou na história: Cleusa querida, Cleusa dos beijos históricos, Cleusa da Lapa!
Escolhi meu caminho, entrei definitivamente para as letras - acho que sempre gostei disso -, descobri a linguística e a literatura. Conheci o Vinicius espiritualista com o Édison, descobri o rei da França calvo com o Borges, decidi que iria para a Espanha nas aulas da Terumi.
Caminhando mais um pouco no tempo, conheci as múltiplas linguagens, o afeto, os acervos e a magia de formar leitores com um trio fantástico: Marta-do-olhar-firme, Nancy-que-sorri-com-os-olhos e Eliana-da-voz-doce.
Um pouco disso tudo tempera meu eu-professora. Foram por essas mãos ternas, firmes, muitas vezes exigentes, que me tornei... eu! E por isso, o meu profundo agradecimento e a minha eterna admiração, mestres queridos!

3 comentários:

Marilia Kubota disse...

Que belo depoimento...professores de literatura apaixonados é o que precisamos para ter leitores. Alguém me disse, no lançamento, que no "Retratos..." não há fotos...e eu, tola, pensei que haviamos feito retratos com palavras...beijos!

Anônimo disse...

Assim como voce estoou nessa caminhada rumo ao Premio!!

Anônimo disse...

Assim como voce estoou nessa caminhada rumo ao Premio!!