domingo, 30 de março de 2008

Salmo 91

Sarcasmo, humor, performance e texto impecáveis. Foi o que vi na peça Salmo 91 do Festival de Teatro de Curitiba, uma adaptação do livro Carandiru, de Dráuzio Varela.
A vida-morte dos presos naquele que foi o maior presídio da América Latina é retratada em 10 cenas. Cada uma delas apresenta uma personagem, retratando suas virtudes e crimes por meio de monólogos que dão às palavras um sopro de força, de revolta, de conformação fingida. A palavra se sobrepõe à ação, já que num espaço de confinamento é a palavra o que resta aos presidiários.
Interligando as 10 cenas como uma grande colcha de retalhos, aparece a bola, ora como personagem, ora como objeto, relembrando a final do campeonato de futebol que pode ter sido o estopim da rebelião e do posterior massacre no Carandiru.
Sem dúvida, o público curitibano foi presenteado na noite de sábado com uma peça que conta com um enredo e atuações primorosas, que despertam todos os sentidos do espectador com a força da palavra, o impacto da verdade e dos mais assustadores comportamentos do ser humano, o cenário, o figurino, a atuação, o aroma do café, o cheiro do cigarro, o gosto da cabeça de um rato e as dores físicas e morais, tudo tão próprio de um ambiente hostil e repleto de gente que traz inerente ao ser crimes, sofrimento, iniqüidade, vontades, desesperança, instinto de sobrevivência e fé.
"AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará".
Ficha técnica:
Direção: Gabriel Villela
Elenco: Pascoal da Coceição (Dada e Veio Valdo), Pedro Moutinho (Charuto e Valente), Rodrigo Fregnan (Nego-Preto e Zé da Casa Verde), Ando Camargo (Zizi Marli e Edelso) e Rodolfo Vaz (Bolacha e Veronique).

3 comentários:

justfeel disse...

A maneira como voce conta torna ainda mais instigante!

Beijos, prima! Saudade!

Amanda Luisa disse...

Nossa, eu nem vi sobre essa peça. A única que vi foi uma comédia cheia de ironias e preconceitos bestas (redundância, né?! haha)

a tesoura do desejo passou por aqui, quem sabe daqui a pouco ela chega aí!

beijão! ;)

Dáci - dma - 13 disse...

Pois é ...
É quase redundante chamar tudo isso de inferno, quando o título "Salmo 91" é um verdadeiro sincronismo do real e da realidade de um mundo obscuro, de acontecimentos que a maioria de nós finge ignorar, ainda que sem culpa e que outros tantos de nós assiste sem a preocupação do que pode ser justo ou não.
"Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia...";"...Mil poderão cair ao teu lado e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido...". Estas frases, tão fortes, fazem pensar.
Um Beijo,
Papai